O Bebê Em Suas Mãos: Método Das Cadeias Fisiológicas

  • Autor: Michèle Busquet-Vanderheyden
  • Editora: Método Busquet

Sinopse

O tratamento do recém-nascido pelo método das cadeias fisiológicas permite de analisar e aliviar tensões e compressões. Este método aborda as disfunções, mas não trata patologias psíquicas, orgânicas ou psicológicas.
No entanto, seu papel é primordial, como observou Suzanne B. Robert Ouvray: "A saúde não é somente a ausência de malformações e de patologias. Ela é também, e principalmente, um bom desenvolvimento dos processos estruturais. E a motricidade tem um papel a desempenhar na estruturação psíquica da criança".
Quando o corpo é liberado das zonas de "parasitagem", constatamos em nossa prática que ele se orienta naturalmente para o equilíbrio, isto é, para a simetria na postura e para a harmonia do movimento
O método das cadeias fisiológicas, ao respeitar a fisiologia, garante ao bebê esse equilíbrio. Esse método considera a criança como um ser inteiro, enquanto concentra suas ações de relaxamento sobre os pontos-chave dos movimentos: cabeça, eixo vertebral e cinturas escapular e pélvica.
Ela aborda esses pontos principais graças ao relaxamento pela massagem e pela liberação das cadeias neurovascular, visceral e muscular.
 
Quando a liberação é obtida, suas consequências são duradouras. A harmonização das cadeias fisiológicas permite uma liberdade motora que se repercute como um bem- estar psicológico.
O tratamento dá ao corpo a possibilidade de retomar sua autonomia física por meio de técnicas simples, seguras e eficazes. Ela induz uma cadeia de resultados somato-psicoemocionais.
O bebê descobre um estado de relaxamento tanto físico quanto psíquico, a partir a partir do qual estabelece uma bela interatividade. O mundo exterior é abordado com a serenidade necessária a uma aprendizagem vivenciada com prazer.
Espero que a leitura deste livro e que a prática pelas cadeias fisiológicas lhe proporcione a felicidade que todos os dias os bebês e seus pais me oferecem. Um bebê relaxado em nossas mãos de terapeuta faz parte dos belos presentes da vida. Todos os dias, desfruto desses momentos maravilhosos. 
MICHÈLE BUSQUET-VANDERHEYDEN