Educação, memórias e trajetórias de vida

  • Autor: Osmeire Pinheiro de Matos
  • Editora: Autografia

Sinopse

Estamos não diante de um livro, mas eu diria de uma obra-prima pois, além das leituras em si os autores nos trazem a reflexão – como diz uma das autoras – da educação-memória e vida. As experiências aqui relatadas referem-se não só à prática de professores e pesquisadores de Duque de Caxias, em especial, mas de profissionais que atuam ou atuaram na área da Supervisão Educacional, Orientação Educacional, Inspeção e Administração Escolar.
Ao longo de suas memórias, podemos verificar os desafios vividos, a vocação de ser educador e fazer de seus alunos responsáveis por suas diferentes atividades/realizações em suas vidas. Além de verificarmos/identificarmos nas práticas efetuadas o processo político pedagógico que a instituição deverá desenvolver, verificamos também o interesse e a dedicação por tudo que realizam ou já realizaram.
Três dados são visíveis nos textos: a educação em si, as dificuldades encontradas e a busca por soluções viáveis não só a curto como a longo prazo. Todos os relatos apresentam fundamentação teórica que nos direcionam para um novo momento deste campo pedagógico, comprometido com a formação de nosso aluno, na busca de sua subjetividade, de sua cidadania, ...