Música Sacra Litúrgica: Entre A Tradição E A Inovação

  • Autor: Waldir Pereira da Silva
  • Editora: Editora Appris

Sinopse

Música Sacra Litúrgica: entre a tradição e a inovação é resultado de meus estudos em nível de doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e é destinado a todos os músicos, como: instrumentistas, vocalistas, ministros de música, ministros de louvor, sonoplastas, que são responsáveis pela preparação, execução e direção da música cristã contemporânea nas igrejas evangélicas. É também destinado a pastores e pastoras, diáconos e diaconisas, presbíteros, assim como àqueles e àquelas que gostam de música sacra, toda a comunidade evangélica que se interesse pelo assunto, sendo destinado também a todos os estudantes de música.
Lanço um novo olhar sobre a situação da música sacra litúrgica desde os primeiros séculos do cristianismo, abordando a música sacra litúrgica Católica, a Reforma Protestante, a Contrarreforma, até a música sacra litúrgica nos serviços cúlticos das igrejas do protestantismo histórico, dando ênfase também às influências do movimento musical gospel.
Reflito e faço análise sobre as principais mudanças ocorridas na música sacra litúrgica em todo esse período e os aspectos relacionados à utilização da música sacra na liturgia dos serviços cúlticos das igrejas batistas e presbiterianas históricas, tendo como um dos objetivos específicos verificar a atual realidade das atividades musicais cúlticas nessas igrejas, identificando as concepções e as práticas que alicerçam suas atividades musicais.
Esse é um tema emergente que carece de mais estudos sistemáticos, os quais possibilitem compreendê-lo para se discutir as perspectivas acerca das atividades musicais nas referidas igrejas, a partir da atuação dos pastores, ministros de música, ministros de louvor, sonoplastas, assim como também dos ministérios de louvor, para se entender em qual ponto se alicerçam e se constituem o fundamento e a base de suas práticas musicais cúlticas.
Compreendo que será de grande relevância, nesse sentido, lançar um olhar crítico sobre a realidade das atividades musicais nessas igrejas, o que também possibilitará conhecer a realidade das atividades musicais das demais igrejas históricas.
Sendo assim, entendo que esta proposta de estudo adequa-se às perspectivas da produção científica na atualidade, sendo capaz de abranger problemas e situações específicas dos contextos sociocultural e político nos quais se está inserida.