Sinopse
Como a tríade "pessoas-processos-ferramentas" molda o mundo e a mente por meio da informação * Como a informação cria a ciência da gestão *Bem-vindo à Era do Centauro: as parcerias entre humanos e inteligências artificiais que vão alterar as empresas, os empregos e a vida.
Todas as empresas, de todos os setores, já são empresas de informação e, na verdade, sempre foram. Nada a ver com "tecnologia da informação", é outra coisa. O que chamamos de "tecnologia" é, na verdade, a evolução das formas por meio das quais a informação se manifesta no mundo. Isso que chamamos "informação", usa a mente humana por meio dos mecanismos que a inspira a construir. "Pessoas - Processos - Ferramentas" constituem a matéria prima das organizações humanas desde os bandos de hominídeos ancestrais até a empresa moderna. Essa tríade tem sido a única forma de manifestação da informação no mundo até hoje, mas ela evolui e, passando pela empresa e pela gestão, chegamos às inteligências artificiais depois de uma didática exploração do conceito científico de informação. A dinâmica que estamos vivendo é uma profunda reconfiguração operada por meio dos algoritmos que vão desconstruir profissões, empregos e, talvez, nosso próprio senso do que significa ser humano.
QUEM É CLEMENTE NOBREGA:
Clemente Nobrega é físico, pesquisador de inovação, palestrante e escritor. Com MBA Executivo pela COPPEAD/UFRJ, cursou o Strategic Marketing Management, na Harvard Business School. Foi pioneiro na introdução dos conceitos e práticas de Gestão pela Qualidade na AMIL Assistência Médica, onde exerceu por 14 anos o cargo de Executivo.
Seu primeiro livro, Em Busca da Empresa Quântica (Ediouro, 1996), tornou-se instantaneamente um best-seller, com mais de 100 mil cópias vendidas"