Terapias Espirituais:: Rumo À Integração Ao Tratamento Convencional

  • Autor: Marcelo Saad
  • Editora: AME-Brasil Editora

Sinopse

As terapias espirituais tendem a ser marginalizadas ou mesmo desqualificadas por clínicos e pesquisadores mais concretistas. Isso está, muitas vezes, relacionado à falta de consciência de estudos controlados que comprovem sua eficácia. Esta obra aborda o conceito mais estrito de terapias espirituais, aquelas baseadas na suposta bioenergia vital.
O objetivo é trazer melhor entendimento de seus mecanismos de ação, bem como da extensão de seus efeitos. Os autores dos capítulos são referências nos assuntos tratados e agregaram informação técnica e atual. O público-alvo inclui profissionais, estudantes e pesquisadores das áreas de tratamento de saúde, assim como os praticantes de técnicas terapêuticas espirituais.
O livro não tem a pretensão de esgotar o assunto, mas, sim, ser uma fonte confiável de dados para fomentar a maior aceitação desses recursos como terapias complementares. Deseja-se que ele possa ser útil e agradável aos leitores.
Apesar de ser editado pela Associação Médico-Espírita do Brasil (AME-Brasil), este livro é direcionado a pessoas de qualquer crença religiosa, profissionais da saúde ou não. Os leitores encontrarão dados úteis e atuais sobre as terapias espirituais, em uma linguagem bastante acessível. Se você abriu este livro, deve acreditar que as terapias espirituais tenham valor e que elas possam ser integradas ao tratamento convencional, sem competir com ele, pois o complementa. Deve entender que o ser humano tem uma dimensão espiritual que deva ser abordada para a restauração da saúde. Além disso, tem percebido que está em curso uma mudança de paradigma na ciência e na medicina.
O objetivo desta obra é fazer avançar os vislumbres citados, esperando que um dia eles sejam a norma. Para tanto, foram convidados autores com conhecimento e experiência nas áreas tratadas. Todas as informações aqui apresentadas são baseadas em evidências científicas. Assim, o conteúdo se afasta dos dois polos da ignorância sobre as terapias espirituais: o misticismo ingênuo (que acredita em potenciais irreais) e o materialismo obstinado (que rejeita informações sem a devida apreciação). Meu papel como organizador foi estruturar os temas dos capítulos e eleger as pessoas que os escreveriam. O mérito desta obra é dos autores, que colaboraram gratuitamente com seus textos. Assim, espero humildemente que você, leitor, aprecie e aproveite este livro. Que possamos juntos aguardar aquilo que o seu título aspira: a integração das terapias espirituais ao tratamento convencional.
Cordialmente,
Marcelo Saad