Sinopse
QUALIDADE NO ENSINO
Há vinte quatro anos, a Editora Cristã Evangélica sentiu o chamado de Deus não somente para produzir material didático para as diversas faixas etárias das Escolas Bíblicas, mas também para capacitar professores a fim de ministrarem em todas as áreas do ensino.
Durante esse tempo, milhares de pessoas foram preparadas por intermédio dos Congressos e Treinamentos que a Editora tem realizado em todo o Brasil. Sentindo a necessidade de ampliar o ministério de treinamento, a Editora criou o Instituto de Educação Cristã John Barnett (institutojb.com) e desenvolveu um sistema de ensino por meio de uma plataforma, visando alcançar lugares ainda mais distantes, para que o ensino nas igrejas seja de QUALIDADE – profundo, significativo e transformador.
Este material sucinto mostra elementos essenciais, que precisam ser estudados e priorizados por aqueles que almejam excelência no ensino, tendo como base:
•PROFESSOR – instrumento de Deus para ensinar: "Deus mesmo concedeu uns... para pastores e mestres". A Igreja Evangélica Brasileira precisa repensar e reavivar o dom de mestre, dado por Deus, para delinear melhor a sua relevância e o seu significado. Paulo destacou o desafio do ministério do professor: "... Cristo em vós... o qual nós anunciamos... ensinando a todo homem em toda a sabedoria, a fim de que apresentemos todo homem perfeito em Cristo" (Cl 1.27-28). Que desafio para nós, professores, ser instrumentos nas mãos de Deus para ensinar e apresentar alunos "perfeitos" em Cristo!
•ALUNO – alvo de formação e transformação: o descuido no ensino bíblico em nossas igrejas tem sido o grande responsável pela desmotivação do povo de Deus. Ensino que transforma é aquele que procede de Deus, pela Sua Palavra – "Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino..." (2Tm 3.16), por meio do qual, deve haver transformação no caráter, na conduta e em toda a vida dos alunos.
•AULA – meio de alcançar o aluno com estratégias significativas: a Bíblia tem princípios e valores eternos, imutáveis, inegociáveis e intransferíveis. Mas o mundo mudou. O aluno mudou! Que fazer então? Precisamos mudar o "rótulo" da didática, sem, porém, alterar a essência dos princípios bíblicos. É necessário modificar a maneira de preparar a aula e ser criativos na apresentação, abordando questões práticas do dia a dia, buscando alcançar o aluno com estratégias significativas.
•MATERIAL DIDÁTICO – ferramenta para um ensino eficaz: hoje em dia, há vários materiais didáticos. Neste material, usamos lições das revistas da Editora Cristã Evangélica para destacar questões a serem abordadas no Treinamento.
Podemos inovar a Escola Bíblica na sua forma (novos horários, novas classes, novo espaço, novas formas de ensinar), mas não podemos abrir mão do seu alvo principal: o ensino da palavra de Deus para a transformação de vidas.
"Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão." 1Coríntios 15.58
Prepare-se para ensinar a palavra de Deus com qualidade!
John D. Barnett