Hipnochi: A Associação De Técnicas De Indução Do Estado Hipnoidal Às Sessões De Acunpuntura

  • Autor: Cândida Acácia Almeida Silva Barroca
  • Editora: Lluminar

Sinopse

A quem se destina este livro?
Este livro surgiu da experiência do trabalho de conclusão do curso de especialização de acupuntura, que demonstra o resultado clínico de incorporação de técnicas de indução de estados alterados da consciência (estado hipnoidal) à sessão de acupuntura, como forma de promover insight curativo. O que há de novo neste trabalho é exatamente esta combinação de técnicas de indução hipnoidal às sessões ordinárias de acupuntura. Os textos técnicos foram adaptados de livros que são referência no assunto, os quais citamos e recomendamos a leitura para melhor compreensão. A nossa percepção pessoal foi muito gratificante, comprovada pelos resultados clínicos e a avaliação subjetiva e objetiva de nossos pacientes.
O objetivo é melhorar a eficácia de nossas sessões de agulhamento e moxabustão no alívio do sofrimento humano no dia a dia de nossos consultórios, através da associação de técnicas simples de indução aos estados alterados da consciência (estado hipnoidal) às sessões de terapia energética da MTC. A Medicina Tradicional Chinesa preza pela abordagem holística do ser humano e valoriza os aspectos psíquicos e emocionais, tanto na geração de sinais e sintomas quanto como causa (Macioccia, 1996). O estado hipnoidal promove no paciente o "insight" introspectivo de reflexão e pode promover a transformação do pensamento em força psíquica de cura (healing cure) (ADLER, 2017).
Não se teve a proposta de descrever técnicas de indução dos pacientes aos estados hipnóticos profundos, mas apenas uma rotina de comunicação verbal e não verbal, de modo a promover o relaxamento simples para os estados hipnoides mais leves, que pode ser praticada por qualquer profissional com um mínimo de treinamento.