Seis Meses De Vida: O Que Você Faria Se Tivesse Apenas Seis Meses De Vida?

  • Autor: Tom Coelho
  • Editora: DVS Editora

Sinopse

"Tom Coelho não nos deixou tranquilos com seu relato romanceado e pleno de veracidades; não é uma fantasia que podemos afastar fechando os olhos ou simulando ser presença quimérica. Contudo, essa intranquilidade proposital permite que sejamos sacudidos em algumas distrações, ainda mais quando nem nos passa pela cabeça olharmos para dentro e perguntarmos vez ou outra "o que faria se descobrisse ter apenas seis meses de vida?". Mario Sergio Cortella, em algum lugar, em 2019.
"O que você faria se só lhe restasse um dia?"
Esta é uma frase da canção de 1995, "O Último dia", composta por Billy Brandão e Paulinho Moska. O trecho nada pode dizer sem um olhar de reflexão. Mas pode dizer muito se encarada com a última questão para ser respondida antes do final...
Aliás, por falar em final... o fim... o derradeiro... o que você faria se soubesse em que tempo a vida se findaria? Abraçaria seus amigos? Perdoaria quem lhe magoou? Correria com as crianças no parque? Tomaria banho de mar? Visitaria alguém que ama muito?
E se você tivesse apenas seis meses de vida? E se o fim lhe fosse dado numa cama de hospital? Me diz o que você faria? Desistiria? Pensaria sobre tudo o que a vida lhe deu? Escreveria um livro?
É tudo uma questão de tempo? John Wheeler dizia que tempo "é o jeito que a natureza deu para não deixar que tudo acontecesse de uma vez só". A natureza é inteligente, se fez, ou alguém a fez assim. Ela sabe que algumas coisas precisam chegar ao fim. Até a vida…
E a vida é milagre. Uma antiga frase da Rádio Relógio do Rio de Janeiro dizia: "Cada segundo que passa é um milagre que jamais se repete." E os segundos passam como milagres não repetíveis, até na cama do hospital, onde o fim se aproxima, e onde as páginas deste livro são escritas.