Dimensões E Contextos Que Envolvem O Envelhecer Com Deficiência Cognitiva
- Autor: Denise Cristina Alvares Oliveira.
- Editora: Editora Appris
Sinopse
O livro Dimensões e contextos que envolvem o envelhecer com deficiência cognitiva dirige o olhar para pessoas idosas que apresentam alterações cognitivas e para as ocorrências que envolvem o cotidiano dessas alterações, as quais envolvem consequentemente seus familiares e pessoas próximas, afetando-as diretamente pela necessidade de terem de assumir progressivamente os seus cuidados.
A obra foi desenvolvida a partir das experiências profissionais e pessoais da autora, as quais se tornaram o objeto de investigação para a construção de um estudo da autora. As temáticas foram elaboradas com base nas situações observadas como mais frequentes no dia a dia dos idosos atendidos em um centro de reabilitação e também nas demandas apresentadas por seus cuidadores. Essas questões estão agrupadas em itens denominados dimensões e contextos, nos quais cada um deles trata de um aspecto associado ao envelhecimento e à deficiência cognitiva. As dimensões envelhecimento e legislação, envelhecimento e deficiência, ética no cuidado, aspectos jurídicos e a finitude do idoso com deficiência cognitiva são desdobradas em diferentes contextos com reflexões acerca das estratégias que possam favorecer a atenção às pessoas envolvidas nessa condição.
Pela relevância do seu conteúdo, esta obra é destinada a adultos, familiares, cuidadores, profissionais da área da saúde, estudantes e pessoas em geral, visto que existe uma estimativa de significativo aumento do número de pessoas com demência no Brasil e no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde, o que indica o impacto global desse acometimento na comunidade e no sistema da saúde, sendo a atenção ao idoso com deficiência cognitiva considerada prioridade, devido ao alarmante número de casos esperados para os próximos anos.
A obra Dimensões e contextos que envolvem o envelhecer com deficiência cognitiva diferencia-se das demais abordagens por ampliar seu olhar em diferentes níveis de atenção, favorecendo a elaboração de estratégias que auxiliem o cuidado, minimizem os impactos dos agravos à saúde, com vistas ao bem-estar e à qualidade nas diferentes etapas de vida que envolvem o idoso com deficiência cognitiva.