Sinopse
A família Dashwood é composta por quatro mulheres, que, após a morte do pai, perdem o rumo e a capacidade financeira. Toda a herança fica para o filho do primeiro casamento, John Dashwood, fazendo com que as irmãs Elinor e Marianne sejam obrigadas a mudar para uma casa simples e distante.
A narrativa tem como protagonistas as irmãs Dashwood mais velhas. Elinor representa a “razão”, por ser racional e calculista; e Marianne é a personificação da “sensibilidade”, por ter uma personalidade extremamente sonhadora, inconsequente e romântica. Juntas, as irmãs unem tais características paradoxais para sobreviver em uma sociedade que valorizava status social e posses. Elas formam uma aliança para enfrentar as adversidades encontradas ao buscar um casamento baseado no amor.
Primeiro romance escrito por Jane Austen, e adaptado para diversas mídias, Razão e sensibilidade explora conceitos revolucionários para o século XIX. Com uma abordagem feminista que se mantém atual, a obra aborda, ainda, pontos de discussão sobre a independência e o papel da mulher na sociedade.