A solidão do Puma

  • Autor: Arnaldo Niskier
  • Editora: Consultor

Sinopse

Felizmente, o puma, também conhecido como onça parda ou suçuarana, não é um animal ameaçado de extinção. Trata-se de um felídeo encontrado em diversos países do Ocidente, podendo pesar até 72 kg. No Brasil, vive em locais como as matas do interior do Paraná, em pastagens e cultivo agrícolas. O melhor exemplo é o Parque Ecológico das Indústrias Klabin, que primam pela harmonia com a biodiversidade. Por isso, ganham prêmios de Sustentabilidade, como o Dow Jones.
A nossa história foi publicada na Folha da Selva, contando as aventuras de três irmãos muito unidos, defensores do meio ambiente. Deve-se logo assinalar que o puma (ou leão-baio) tem uma coloração que varia do cinzento ao marrom-avermelhado e apresenta como forte característica o fato de ser um mamífero solidário, mais ativo sempre à noite. Foge, assim, à caça predatória, com a sua incrível velocidade.
O puma integra a Câmara dos Bichos, que combate o racismo, a discriminação e o preconceito. Com a sua força, promove a ideia da necessária diversidade, mesmo entre os animais. É sobre isso que abordamos, nesta história, dedicada aos jovens brasileiros.
O autor.