Sinopse
Esta obra prima marca o surgimento do Realismo no Brasil pelas mãos de Machado de Assis. Em sua narrativa autobiográfica, Brás Cubas, um filho privilegiado da alta sociedade, emerge como autor logo após sua morte, tecendo comentários perspicazes sobre sua própria obra e envolvendo diretamente o leitor em sua existência sem grandes feitos e abraçada pelo vazio.
A pintura desse cenário é permeada por tons de pessimismo, ironia e a indiferença característica da burguesia carioca da época. Essa incisiva radiografia social guiaria, dali em diante, os escritores do final do Segundo Império e exerceria influência notória sobre a literatura nacional.
O domínio narrativo de Machado, expresso por meio de inovações literárias inéditas, coloca-o em um patamar singular, desassociando-o dos demais autores de sua geração e elevando-o ao nível de luminares da literatura mundial como James Joyce e William Shakespeare. Ele é, portanto, reconhecido como o maior expoente da literatura brasileira.
Esta edição traz o texto integral e também inclui notas explicativas para termos menos usuais, facilitando assim a leitura e a compreensão da obra.